Mascar chiclete ajuda a emagrecer?

Não. E foi assim que o blog “Obesity Panacea” dedicou um post sobre o tema. De forma simples e rápida respondeu à pergunta que muito provavelmente vinha se repetindo já há algum tempo. E para aqueles que ainda duvidassem estava o link para o estudo randomizado publicado pela revista Obesity em 2011 sobre o tema. É bem interessante como estamos sempre procurando soluções fáceis para problemas difíceis. E fico com a impressão ainda que quando isto se aplica a temas relacionados à saúde, as soluções não são somente fáceis como também mágicas. Em postagem recente, a médica Dra. Mariana Perroni, em seu blog “Palpitação” da revista TPM, escreveu:

“Não pude deixar de pensar em como seria bom ter uma solução simples para qualquer problema de saúde. Ou mesmo para a promoção dela. Talvez eu e meus colegas até deixássemos de ser necessários.” (Ser saudável em excesso pode fazer mal 29/01/12 – 13:01)

Seria ótimo mesmo.

Assim, na possibilidade de uma solução simples para um problema difícil, desenha-se um estudo que busque essa correlação. E foi o que os pesquisadores que publicaram na Obesity fizeram. Dividiram um grupo de 201 pessoas acima do peso em dois grupos: o primeiro recebendo uma cartilha de hábitos saudáveis e orientações para perda de peso; e o segundo, além da cartilha, receberia também orientação para mascar chiclete por no mínimo 90 min/dia (chiclete sem açúcar). Os pesquisadores acompanharam estes dois grupos por 8 semanas. Ao final do período houve perda de peso em ambos os grupos, sem diferenças para o grupo que mascou chiclete. Levando a conclusão que o uso de chicletes não facilitaria a perda de peso.

É frequente ouvir de pacientes, amigos e familiares novas terapias fáceis e simples que buscam resolver ou evitar problemas de saúde. Existe toda uma indústria que utiliza de argumentos pseudocientíficos para vender seus produtos cuja eficácia é no mínimo questionável. Isto quando não são prejudiciais. Toda e qualquer terapia tem algum efeito adverso, as utilizadas para as mais diferentes condições de saúde são escolhidas baseada na sua eficácia e necessidade frente a estes efeitos não desejados. Por isso criar novas terapias sem conhecer seus resultados necessita cuidados. Será que uso de chicletes 90 min/dia não prejudica a saúde bucal? Deixo aos amigos odontólogos que tiverem interesse em contribuir ao blog responderem.

É muito bom que se continue a buscar novas soluções para os atuais problemas. Aqueles que já precisaram perder peso sabem o quanto isso é difícil apesar da dieta e dos exercícios físicos frequentes. Mas se render a terapias revolucionárias sem evidências científicas que as suportem pode até mesmo piorar a situação.

ResearchBlogging.org

Shikany JM, Thomas AS, O McCubrey R, Beasley TM, & Allison DB (2011). Randomized Controlled Trial of Chewing Gum for Weight Loss. Obesity (Silver Spring, Md.) PMID: 22076595

Posts relacionados:

  • Juliana
    A primeira vez que ouvi sobre isso foi naquele programa Bem Estar da Rede Globo. Uma médica endócrino falou que existia um estudo que comprovava que mascar chicletes 1 hora por dia faria perder acho que 3 Kg em um ano. Diante da sua matéria, parece que até os médicos estão equivocados. Ou será que existem mais estudos sobre o tema? Abraços.
    • Rafael Pivovar
      Legal! Você lembra o dia que viu isso no Bem Estar? Quando há mais de uma informação sobre o mesmo tema nos resta avaliar as evidências que as suportam. No caso do post temos um estudo controlado e randomizado, agora precisamos saber qual a fonte da médica que esteve no probrama Bem Estar…Abraços!
  • http://fortmaxemagrecedor.com/ Www.Fortmaxemagrecedor.Com
    Obrigado por compartilhar este blogue post connosco, era mesmo isto que eu precisei de ver
    neste momento