Sangramentos no início da gravidez

Uma das características fundamentais da gestação é a amenorreia, ou ausência de menstruação. Assim, qualquer sangramento vaginal se torna motivo de preocupação e deve ser motivo de consultas médicas extras no pré-natal. São diversas as condições que podem causar sangramento vaginal durante a gestação, que diferem também conforme o período gestacional presente.

Até que se prove o contrário, qualquer sangramento vaginal em gestantes está relacionado à gravidez. Assim, nestes casos, as causas mais comuns no início da gravidez, entre primeiro e terceiro trimestre de gestação, são implantação do embrião, aborto, gestação ectópica e doença trofoblástica gestacional. Destas causas apenas a implantação do embrião é considerada fisiológica, todas as outras são responsáveis por riscos ao binômio materno-fetal. É possível ainda que o sangramento tenha outras origens não diretamente relacionadas à gestação, como pólipos, cervicite, lesões cervicais, infecções e traumas secundários à relação sexual. Que também podem ou não influenciar nos desfechos da gravidez.

O sangramento vaginal é comum no primeiro trimestre, atingindo 20 a 40% das mulheres. Pode ocorrer de diversas maneiras e ser leve ou intenso, intermitente ou constante, doloroso ou indolor. Nas primeiras semanas de gestação a implantação do embrião é a causa mais comum, caracterizado por um sangramento pequeno semelhante aos escapes menstrual e indolor, sendo muitas vezes confundido com o início de uma nova menstruação até que os outros sintomas da gravidez se tornam presentes. Está presente apenas nas primeiras semanas e não necessita de nenhum tratamento já que faz parte da gestação normal.

Após este período a causa mais comum de sangramento é o aborto, que ocorre em 10 a 15% das gestações na população geral. É associado a gestações tardias, traumatismos, consumo de álcool, cigarro e outras drogas, além da ocorrência de abortos prévios. Ocorre na forma de sangramento em quantidade variável, desde pequenas montas na ameaça de abortamento a grandes quantidades e com restos fetais no abortamento completo ou incompleto. Pode acompanhar dor abdominal em cólica e contrações uterinas expulsivas. O tratamento pode ser expectante, clínico ou cirúrgico.

A próxima causa mais frequente de sangramentos no início da gestação é a gravidez ectópica (1,5 a 2% das gestações). Esta definida pela implantação do ovo fora do útero, geralmente nas trompas uterinas, mas podendo ocorrer com menor frequência em ovários, cavidade abdominal e cérvice. O quadro clínico pode ser insidioso ou dramático, dependendo da rotura ou não do local de implantação do embrião. Nos casos em que não há rotura o sangramento é em pequena quantidade escuro ou claro que raramente excede o fluxo menstrual normal. Há dor abdominal e pélvica podendo ser leve ou debilitante. Quando há rotura o quadro clínico é do abdome agudo e choque, com hipotensão, taquicardia e dor à palpação. O tratamento se dirige ao término da gestação.

De maneira menos frequente a doença trofoblástica gestacional também é uma causa importante de sangramentos no primeiro e segundo trimestre de gestação. É um evento patológico em consequência da fertilização aberrante que promove uma desordem na proliferação das células trofoblásticas (células responsáveis pela implantação no útero). Existem três formas clínicas distintas, geralmente evolutivas, a mola hidatiforme, mola invasora e o coriocarcinoma. Em todas as formas o sinal clínico mais comum é o sangramento anormal na gestação acompanhado do aumento uterino incompatível com a idade gestacional. As molas hidatiforme (completa e parcial) não são invasivas, ao contrário das outras formas que invadem outros tecidos e podem formar metástases.

Assim, ainda que o sangramento vaginal no início da gestação possa ser um evento benigno, sua correta avaliação se faz necessária para se afastar e tratar possíveis causas graves de sangramento. E mesmo que a gestação seja interrompida por estas causas o tratamento subsequente se torna importante para diminuir a morbidade e mortalidade materna. Estas que podem ocorrer na forma de infecções graves nos casos de aborto, hemorragias potencialmente fatais nas gestações ectópicas rotas e o câncer disseminado nas doenças trofoblásticas gestacionais.

ResearchBlogging.org

Deutchman M, Tubay AT, & Turok D (2009). First trimester bleeding. American family physician, 79 (11), 985-94 PMID: 19514696

Snell, B. (2009). Assessment and Management of Bleeding in the First Trimester of Pregnancy Journal of Midwifery & Women’s Health, 54 (6), 483-491 DOI: 10.1016/j.jmwh.2009.08.007

Posts relacionados:

  • Bia
    doutor estou de 3 meses e 11 dias e tenho sagramento direto, mais fico preocupada pois ja tive gravidez ectópica, minha tromba do lado esquerdo foi arrancada, mas desta vez a minha gestação e normal eu tenho medo que eu possa perder meu bebe será que ele esta bem? eu fui a ultima vez no pré- natal p ver como ele esta e a enfermeira faltou estou com medo que possa ter afetado ele :’(
    • rafa77
      Olá Bia!
      Caso você já tenha confirmado por ultrassom a gravidez tópica, provavelmente já podemos descartar uma nova gravidez ectópica. Para melhor avaliação da saúde da sua gestação você vai precisar passar por uma avaliação médica. Procure atenção médica o quanto antes! Tente marcar uma consulta urgente com o médico que faz o seu pré-natal! Caso isso não seja possível, procure uma maternidade. Espero que esteja tudo bem com o seu bebê!

      Obrigado por visitar o blog! Qualquer outra dúvida nos escreva!

      Abraços!

      • Bia
        Oii Rafa o meu bebê está ótimo eu fiz ultrassom ele estava pulado rsrs e dando tchau p câmera estava lindo bom o meu sangramento é por conta do nervoso que eu passei eu estou de 11 semanas e 2 dias meus cálculos estavam errados e meu bebê esta com 6 cm o medico disse estou muito contente….
        • rafa77
          Que ótimas notícias Bia! Torcerei para o bem-estar de vocês dois! Qualquer nova dúvida não deixe de perguntar!
  • Guest
    Estou com muitas duvidas, minha ultima menstruação foi 15/06, nao tomo anticoncepcional, e a partir do dia 14/07 começou a vir um pouquinho de sangue só no papel higienico, tive colicas e estava certa que a menstruação estava chegando, mas mesmo assim nao chegou,continua so o sangue no papel, em maior quantidade, mas so no papel qdo faço xixi, nada no absorvente. Ontem a noite minha barriga (pé da barriga) estava pesada, tinha certeza que nessa madrugada viria uma “enxurrada”, inclusive me preparei coloquei com o absorvente uma toalhinha de rosto, mas pela manha estava seca, so qdo fiz coco que saiu um pouco mais de sangue, novamente so no papel.

    Meus seios estavam doloridos, mas ja estao melhor, no sabado tive muitaaaaaaaa azia, e um pouco de enjoo na madrugada, nada alem disso.

    Fico insegura para ir a academia e estar gravida, mas a sensação que tenho é que vou menstruar a qualquer instante. Pode ser gravidez mesmo tendo essa perda de sangue???

    • Rafael Pivovar
      Olá, pode ser gravidez sim, entre outras coisas. Procure seu médico, tire a duvida e já aproveite para ver se está tudo bem. Qualquer duvida pode perguntar. Obrigado pela participação!
    • Rafael Pivovar
      Olá Rejane, sua queixa de sangramento é bastante comum no inicio da gestação, sem que necessariamente signifique que alguma coisa não está bem. O beta-hcg qualitativo não nos fornece informações adicionais sobre o bem estar da gestação. No caso, uma opção melhor seriam dosagens seriadas de beta-hcg quantitativo. Recomendo que no momento tenha paciência e siga as orientações da sua médica do pré-natal. Torcerei para que tudo corra bem! Obrigado por participar no blog! Volte a comentar se tiver novas duvidas!
  • jessica
    oi bom dia e obrigatorio ter sagramento para saber se estou gravida estou atrassada de 6 dias
    • Rafael Pivovar
      Olá Jéssica, procure seu ginecologista para que possa realizar o exame de gravidez!
  • Sandra Maria De Bortoli Teixei
    Olá. Fiz uma icsi e implantei o embrião dia 7 de abril. Desde ontem tem ocorrido um leve sangramento, sendo que pelo meu controle o ciclo estaria atrasado em dois dias. Estou apavorada pois não se parece com menstruação . O meu médico me disse que preciso ficar calma, que faz parte do processo e só teremos certeza depois do resultado do exame. Se alguém passou por uma experiência parecida por favor me ajude, falem comigo! Quero muito esse bebe, mesmo sendo mãe de um anjo de 15 anos. A tensão e horrível, tenho vontade de dormir e só acordar no dia do exame. Obrigado
  • Dayane Morais
    oi estou com 11 semanas e tive um sangramento mais fui ao medico e ele fez exames o meu HTC estava baixo 31.6 mais o medico n me disse nada fu no outro dia ainda com dor eo outro medico fez uma ultrasson e disse que o bebe estava bem mais passou uma ultrasson de emergencia oq pode estar acontecendo e o HTC assim e alga coisa grave????? me ajudem estou muito preocupada poia ainda faltam muitos dias para minha proxima comsulta do pre-natal.